cultura-organizacional

A cultura organizacional são os hábitos, valores e costumes inseridos na organização através de cada colaborador.

Muitas vezes ouve-se comentar de cultura organizacional e sua ligação com a cultura impregnada na sociedade a qual conhecemos. Apesar de sugerirem duas coisas diferentes, ambos definem a forma de convivência de um ou mais indivíduos no ambiente.

No entanto, a cultura organizacional, como o nome diz, está inserida nas organizações e trabalha com mesmas questões: valores, crenças e éticas, estes no ambiente corporativo.

Embora pareça simples, a cultura organizacional tem forte impacto no dia a dia da empresa e afeta diretamente os resultados, positivos ou negativos, dependendo da maneira que é cultivada.

O que é cultura organizacional?

A cultura organizacional é definida pela maneira como os membros convivem dentro da organização. Além disso, é o modo de agir e pensar dos indivíduos em relação aos relacionamentos interpessoais, processos e modo de fazer as coisas.

Trata-se de algo intangível mas que mesmo assim é relevante aos resultados da empresa.

Embora muitas vezes pareça ausente pelo fato de alguns gestores nunca terem discutido o assunto, ainda assim está presente, sendo boa ou ruim. Ou seja, faz parte do cotidiano de todos departamentos das pequenas, médias e grandes empresas, inclusive de cada hierarquia existente.

Em outras palavras, a cultura organizacional é a essência da organização. Assim, converte os valores que os colaboradores recebem entre si no ambiente em benefícios para os clientes.

Por isso, trabalhar uma cultura forte é extremamente importante para elevar a motivação dos membros da organização, felicidade dos clientes e consequentemente atrair resultados cada vez melhores.

Por que a cultura organizacional é tão importante?

Do mesmo modo que a cultura de um local é capaz de alterar o comportamento de uma pessoa, a cultura organizacional faz o mesmo com os colaboradores da organização.

Sendo assim, cultivar uma cultura organizacional forte e agradável eleva a capacidade dos colaboradores de se sentirem bem e consequentemente expressar este sentimento nas atividades vivenciadas.

Da mesma maneira, possui o objetivo de proporcionar aos colaboradores um ambiente agradável e de boa vivência, garantindo bons relacionamentos e um local de trabalho satisfatório em toda a empresa.

Assim, a cultura organizacional é importante já que mostra o que as pessoas valorizam dentro da organização, além de expressar o porquê de fazer o que fazem.

Nesse sentido, desenvolver uma cultura forte traz benefícios positivos para a organização em geral.

Por exemplo, quando a empresa possui os valores claros, bem definidos e alinhados com todos, fortalece o relacionamento de cada individuo da organização e o modo de conviver entre si.

Além disso, um ambiente com clima agradável e cooperativo atrai novos colaboradores e consequentemente talentos que serão apreciados pela empresa.

Em outras palavras, a empresa economiza tempo procurando profissionais pois os melhores buscam oportunidade na organização, já que é um excelente local de trabalho.

Assim também, uma cultura fortificada gera maior engajamento entre as equipes pois todos estão alinhados com os valores e as crenças da organização. Quer dizer, eles acreditam nela e entendem a importância do que estão fazendo.

Consequentemente, o ambiente torna-se cativante e favorece o autodesenvolvimento de cada membro, pessoal ou profissional, e desta maneira, traz benefício mútuo para a organização, colaboradores e consecutivamente para os clientes.

Como identificar uma cultura organizacional existente?

Contudo, é necessário ter cuidado ao diferenciar a cultura de uma organização e a personalidade de cada colaborador. Até porque, mesmo em um ambiente compartilhado, cada indivíduo possui sua particularidade e suas crenças pessoais.

Por isso é extremamente importante que a organização busque alcançar novos profissionais que estejam conectados à cultura já estabelecida e cultivada na organização. Desta maneira, o alinhamento entre indivíduo e organização será mais fácil e acontecerá naturalmente.

Uma vez que um grupo de colaboradores possuam desempenhos, decisões e maneiras de executar atividades parecidas, mostra que isto faz parte da cultura organizacional da empresa e indicam os valores que a empresa está cultivando e semeando no ambiente organizacional.

Qual a diferença entre cultura organizacional forte e fraca?

Embora existam em toda organização, cada empresa adota um tipo de cultura e compartilha valores diferentes, em menor ou maior grau. Com isso, é possível diferenciar a empresa que preza pela sua cultura e a torna uma ferramenta estratégica na busca por resultados convencíveis.

Cultura organizacional forte

A organização que emprega e valoriza sua cultura de maneira estratégica faz com que ela fique enraizada no cotidiano de toda a empresa, em todos níveis hierárquicos e setores.

Uma cultura organizacional forte destaca-se pela maneira como os colaboradores relacionam-se entre si e os princípios que eles possuem dentro da empresa.

Em virtude disso, a cultura organizacional acaba fazendo parte das atividades da empresa e consequentemente impacta na ética e nos valores morais que são compartilhados entre os próprios funcionários.

Deste modo a cultura organizacional influencia nos comportamentos de cada colaborador, em suas decisões e no desenvolvimento profissional de cada um.

Sendo assim, é trabalhoso e por vezes complicado alterar as crenças dessas pessoas uma vez que há uma forte cultura estabelecida. Visto que ela está presente nas raízes da organização, é necessário dispor de tempo considerável e trabalho duro para que a empresa que busca estimular novas culturas possa adquirir bons resultados durante e pós mudança.

Cultura organizacional fraca

Ao contrário da cultura organizacional forte, a organização que não usufrui de culturas profundas não possui mecanismos e comportamentos ideais em relação aos colaboradores.

Visto que não há raízes éticas e valores compartilhados, os membros da empresa acabam adotando suas próprias maneiras de pensar, agir e tomar decisões naturalmente.

Assim sendo, não há códigos morais visíveis e a abordagem e relacionamento entre os colaboradores possui dimensão tática, consequentemente variando entre departamentos.

Além disso, a organização que vivencia uma cultura organizacional fraca compartilha a mesma moralidade do ambiente externo da empresa, pois, ao estar inserido no ambiente corporativo, o colaborador não experimenta novas maneiras de pensar e agir em relação aos métodos praticados no ambiente externo.

Logo, torna-se mais fácil realizar ajustes e mudanças na cultura da organização.

Uma vez que a organização não mantém uma cultura forte, os valores são externos e superficiais fazendo com que alterações e mudanças na cultura da organizacional tornem-se maleáveis e os colaboradores, consequentemente, mais suscetíveis.

Como mudar a cultura organizacional?

Antes de mais nada, é preciso ter cuidado e diagnosticar cuidadosamente o clima e o ambiente que a organização está disponibilizando para os colaboradores.

Aliás, ao falar de cultura, estamos falando de ética e valores que afetam positivamente ou negativamente a contribuição de cada membro para com a empresa.

Apesar de parecer demonstrar uma abrangência menor, a cultura organizacional está intimamente ligada aos objetivos da organização.

Dessa maneira, realizar uma análise dos valores atuais praticados em toda organização é extremamente importante para verificar se estão de acordo com as metas e a direção que a empresa pretende caminhar.

Inclusive, modificar e inovar a cultura da organização requer tempo e assertividade nas mudanças, garantindo que os colaboradores tenham tempo de adaptação e posteriormente não haja impacto nos resultados.

Por esse motivo o endomarketing é uma ferramenta tão importante na companhia, visto que busca tratar e melhorar a relação entre a empresa e o colaborador e, consequentemente, sustentar a motivação e o empenho de todos os envolvidos no ambiente organizacional.

Como melhorar a cultura organizacional?

Embora a cultura esteja diretamente ligada com os objetivos e valores da organização, existem aspectos que podem trabalhar e fortalecer a cultura da organização. Alguns exemplos:

Alinhamento dos valores do colaborador e da organização

É importante que o funcionário possua os mesmos valores da empresa e do ambiente que está inserido.

Por vezes acaba havendo ruídos e diferenças entre o propósito de ambos e consequentemente gerará consequência e impacto na organização, visto que, em algum momento, o colaborador começará deixar de lado as crenças da organização e sua crença individual sobressairá.

Com isso, é valioso que a empresa atraia pessoas que estão alinhadas com seus objetivos e estejam dispostas à adaptação e a aprendizagem contínua de novos valores e novas formas de pensar.

Investimento em treinamento

É praticamente impossível dispor de um ambiente produtivo se não houver pessoas qualificadas.

Sendo assim, o investimento em capacitação é necessário para garantir que a confiança e o desenvolvimento pessoal e profissional de cada colaborador esteja em crescimento.

Aprender novas ferramentas, novas estratégias e métodos de aprimoramento de processos torna o clima organizacional mais rentável e consequentemente estabelece uma cultura de aprendizagem na empresa.

Dessa forma, se torna um quesito positivo para uma cultura organizacional forte e um investimento que trará resultados significativos em todas as funções da organização.

Clima organizacional

Ao mesmo tempo que se fala em cultura forte, fala-se também de um bom clima organizacional.

Aliás, fazer com que os profissionais sintam prazer em estar na organização é uma das principais causas que influenciam uma forte cultura organizacional.

Portanto, trabalhar para que as pessoas sintam-se bem e valorizadas é essencial para compartilhar um ambiente voltado para metas e com isso atrair resultados positivos.

Assim, fazer com que os membros da organização sejam especiais para a empresa e propor meios de alcançar o desenvolvimento, aprender e atingir objetivos pessoais são, de fato, pontos que merecem destaque quando o objetivo é compartilhar um bom clima organizacional.

Confiança e transparência

Por consequência, demonstrar os objetivos da organização e ter clareza das metas e propósitos transforma a relação entre a empresa e o funcionário em uma parceria.

Bem como novos desafios, os profissionais sentem-se amparados quando estão frente a novas oportunidades de aprendizagem e riscos que vão elevar a autoconfiança.

Assim sendo, estabelecer mutuamente cooperação no ambiente organizacional faz com que a gestão tenha impulso para atingir os objetivos e metas planejadas.

As vantagens de possuir uma cultura organizacional forte traz inúmeros benefícios tanto para a organização quanto para os colaboradores.

Vivenciar um ambiente agradável, produtivo e desenvolto transforma a convivência em resultados e fortalece gradativamente a relação entre todos.

Dessa forma, vale a pena investir em ferramentas que alimentam e contribuem para um clima organização forte e seguro, visto que os resultados são ocasionados por ambientes cativantes, bons relacionamentos e consequentemente objetivos atingidos.