O planejamento estratégico estabelece o caminho a ser seguido pela organização para alcançar as metas definidas e os objetivos desejados.

Sabemos que a estratégia surgiu há milhares de anos atrás e possui origem nos campos de batalhas que assolavam os continentes, pois quando se via a necessidade de atingir o inimigo gastando o minímo de recursos e poupando o máximo de vidas aliadas possíveis, era necessário a criação de uma estratégia eficaz, inteligente e que traria os resultados esperados pelo general.

Deste modo, passou a ser utilizada em todas atividades militares desde aquele tempo e tem sido essencial em todas as formas de concorrência até os dias de hoje, inclusive no contexto corporativo, onde se exige uma articulação constante de cada organização para se manter sempre ativa e em desenvolvimento.

O que é planejamento estratégico?

O planejamento estratégico é definido pelo ato de elaborar, executar e acompanhar os planos de ação até obter o resultado esperado pela empresa, além de realizar uma análise da posição da organização no mercado.

Ainda assim, é definir as metas, os objetivos, os pontos fortes e as fraquezas que afetam o desempenho como um todo e reduz a competitividade da empresa em relação aos concorrentes.

Em outras palavras, é definir a direção que a organização irá tomar e garantir que todos estejam alinhados com o mesmo objetivo e direcionar os recursos para os lugares certos.

Além disso, o planejamento estratégico define as prioridades da organização garantindo que as tomadas de decisões sejam mais fáceis e assertivas. Da mesma forma, faz com que o desperdício de tempo e mão de obra sejam evitados e a organização mantenha sempre sua eficiência.

Para que seja eficiente, é necessário ter clareza do que se está buscando e as melhores alternativas para alcançar o objetivo. Assim, é necessário conhecimento para definir o melhor plano estratégico e disciplina para ser executado até a sua concretização.

Ao contrário do planejamento tático e operacional, o planejamento estratégico abrange toda a organização. Desse modo, tem o intuito de faze-la caminhar da forma mais eficaz e favorável até o objetivo esperado.

Diferença entre planejamento estratégico, tático e operacional

A organização é dividida em três partes, operacional, tática e estratégica, e cada uma possui seu grau de importância. Deste modo, cada uma possui um foco, um processo e um planejamento diferente, porém, sempre trabalhando em conjunto.

níveis do planejamento organizacional

Nível Operacional

O nível operacional possui foco no curto prazo, nas metas mais simples e nos processos internos dos departamentos. Nele ocorre a definição dos processos e dos planos de execução a serem seguidos, além das equipes e dos métodos que serão utilizados.

Assim, o planejamento operacional engloba os supervisores de cada departamento, onde possuem o objetivo de definir e acompanhar as metas individuais. O planejamento operacional possui foco em até 3 meses e é essencial para definir os melhores planos de ação para correção de processos que podem afetar nas metas da organização.

Do mesmo modo, ele define as pessoas, sistemas e tecnologias que serão utilizadas para gerar o valor esperado e garantir que a organização mantenha-se com bom desempenho.

Logo, o plano operacional é a linha de frente da organização, onde garante que as atividades habituais ocorrem da melhor maneira possível.

Nível Tático

Por outro lado, o nível tático da organização envolve os departamentos da organização e seu planejamento é realizado com os diretores de cada área, visando o médio prazo.

O planejamento tático divide o planejamento estratégico em partes e o transforma em metas concretas e objetivas para o departamento. Deste modo, traduz com mais facilidade a direção que a organização quer tomar e trabalha para que as metas internas sejam alcançadas.

Assim, cada departamento possui seu foco e suas próprias metas a serem atingidas, estas direcionadas para o objetivo da organização definidas no planejamento estratégico.

Por exemplo, pode ser dividido em setores de Marketing, Logística, Recursos Humanos, Financeiro, Operacional etc, todos com sua singularidade, mas que fazem parte da engrenagem como um todo.

Nível Estratégico

Enfim, o planejamento estratégico, que estipula as metas e define a estratégia para a organização no médio e longo prazo.

Aborda assuntos táticos da organização e se concentra no negócio inteiro ou na necessidade de desenvolver um fundamento específico. Contudo, seu foco é encontrar diferenciais competitivos que irão alavancar a organização ou abolir uma fraqueza exclusiva.

Logo, é definido por diretores e sócios da organização, visto que se trata de assuntos macros da organização. Deste modo, eles possuem o objetivo de analisar o ambiente e traçar um plano estratégico para colocar a empresa a frente dos concorrentes.

Todavia, é necessário destacar que todos os níveis de planejamento da organização são essenciais e devem ser executados com a mesma excelência. Afinal, todos possuem importância e serão trabalhados na ordem correta, sendo parte de um processo do planejamento estratégico.

Como realizar um planejamento estratégico na prática

1. Definir o propósito da organização

Por que estamos fazendo o que fazemos? Qual dor estamos resolvendo na sociedade? O que oferecemos para nosso cliente?

Deve-se observar o ambiente atual da organização e analisar os passos anteriores que foram tomados. Assim também, é necessário ter clareza dos serviços que a empresa está oferecendo para os clientes e se ainda estão sendo eficazes.

Questionar: ele continua sendo relevante ou é um problema que já foi resolvido? O propósito da organização traduz sua essência, e a partir dela os objetivos e as metas serão formuladas e colocadas em foco.

2. Missão, visão e valores

A definição da missão, visão e valores da organização é o primeiro passo para definir a estratégia de um negócio. Em outras palavras, é encontrar o diferencial, as características e as ambições da empresa e o que a torna diferente.

Deve-se definir a missão, visão e os valores da organização através das seguintes questões:

Missão: por que a organização existe? Qual o propósito dela? O que ela tem para oferecer?

Visão: o que a organização pretende ser? Onde quer chegar? O que ela ambiciona?

Valores: do que a organização é formada? Quais os princípios que a torna diferente dos concorrentes?

Portanto, é necessário realizar uma análise do que a organização pretende ser antes de descobrir como alcançar.

3. Análise das forças e fraquezas no planejamento estratégico

Tão importante quanto encontrar o propósito, é necessário realizar um diagnóstico de todo o ambiente organizacional antes de definir o próximo passo. Classificar as forças e as fraquezas da empresa destaca os pontos altos e baixos e faz o planejamento ser direcionado para os detalhes mais importantes da vantagem competitiva.

Dessa forma, a análise SWOT é uma excelente ferramenta para este processo da gestão e aliada de todos os líderes organizacionais. Com a matriz SWOT (ou FOFA) pode-se realizar um diagnóstico eficaz do ambiente interno e externo da organização, identificando os pontos abaixo:

S (strengths) – forças: fatores internos positivos que avaliam quais diferenciais a organização possui em relação aos concorrentes.

W (weaknesses) – fraquezas: fatores internos negativos que avaliam os pontos fracos e desvantagens que a organização possui em relação aos concorrentes.

O (opportunities) – oportunidades: fatores externos positivos que avaliam os pontos e as oportunidades que o mercado oferece que a empresa não está aproveitando.

T (threats) – ameaças: fatores externos que avaliam as vantagens e ferramentas que o mercado possui que a organização não usufrui; o que pode ser um prejuízo para a organização.

4. Posicionamento estratégico

Juntamente com um diagnóstico das forças internas e externas da organização, deve-se analisar o posicionamento da empresa no mercado. Nesse sentido, identificar a estruturação da marca e destacar as questões: o que deve ser mantido, o que pode ser melhorado e o que pode ser inovado.

Dessa forma, deve-se entender como a organização está sendo percebida no mercado em relação aos concorrentes. Consequentemente, zelar pelo posicionamento dela no mercado é uma forma de se destacar dos demais e gerar uma vantagem competitiva frente aos adversários.

Adquirir um posicionamento vantajoso é resultado de tomadas de decisões assertivas e direcionadas para o objetivo da empresa e, além disso, que agreguem valor para o cliente e atenda suas necessidades.

5. Estruturação de recursos

Logo depois, é necessário reconhecer os recursos que a organização dispõe e direciona-los adequadamente de acordo com os objetivos do plano estratégico. Em outras palavras, para realizar um planejamento estratégico na prática, deve-se envolver questões orçamentárias, preparação, tecnologia e pessoas.

Assim, é preciso identificar as prioridades, as metas-chave que serão ascendentes para iniciar o planejamento estratégico e consequentemente deslocarão os recursos com lucidez para os objetivos corretos.

É importante ressaltar que o planejamento estratégico não necessariamente será mantido completamente o mesmo até sua execução final. O mercado promove mudanças e tendências rapidamente e a organização deve ser flexível para não ficar atrás dos concorrentes precipitadamente.

Por isso, deve-se habitualmente realizar um estudo do mercado e da organização para compreender o que as pessoas estão consumindo, onde os clientes estão inovando e quais pontos podem ser vantajosos para a organização.

Por fim, os ciclos devem ser monitorados para que o planejamento estratégico mantenha sua eficácia e os objetivos continuem alinhados durante sua execução. Dessa forma, ter uma excelente gestão de KPIs é essencial para garantir que a organização mantenha o plano inicial, inibindo falhas e desvios no desempenho e assegurando que toda a execução planejada esteja de acordo com as metas definidas.